quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Paraíso é o Closet

 Faz muito tempo que não abordo o universo feminino. Sinto falta disso. Não de viver nele, mas de escrever sobre ele. Ultimamente tenho participado freqüentemente de uma rotina feminina que me fascina: comprar roupas. Não para mim, mas acompanhar uma mulher enquanto ela escolhe roupas. Sério! Eu gosto disso, de verdade.

Sei que muitos homens vão dizer “você é doido!”, enquanto as mulheres dirão “duvido!”. Mas desde pequeno me acostumei com a rotina feminina da periódica compra de roupas, o rodízio no armário, os infindáveis pares de sapato... Tudo me é muito familiar. Entendo essa necessidade delas, a importância que essas atividades têm e mais do que tudo, o prazer que tudo isso lhes causa.

Já observaram uma mulher numa loja de roupas? Digo observar mesmo, despido de preconceitos, prestar atenção nas atitudes, nas reações delas. É um dos raros momentos em que você pode perceber um ser humano unindo extrema seriedade com prazer. Como alguém que leva a sério a profissão que escolheu, mas o faz com máximo prazer. Naquela hora ela está concentrada, a cabeça trabalhando em total atividade, analisando cada peça. Não é um pensamento simples e sinceramente acredito que poucos homens consigam ter algo parecido.

Imagine um desses grandes magazines de roupa. Ela entra como se tivesse um radar ligado. Ao mesmo tempo em que usa sua visão periférica pra perceber tons e formas a distância, mantém o foco em cada peça ao alcance de seus dedos. Estes por sua vez tocam os tecidos, sentindo a textura e qualidade do possível alvo. Tudo isso acontece ao mesmo tempo em que o cérebro cruza informações de tudo o que ela já possui em seu guarda-roupa, já antevendo possíveis combinações e suas variáveis.

Convenhamos: para nós homens, cujo cérebro é especializado em realizar uma tarefa por vez, só de imaginar pode causar dor de cabeça. É mais uma prova de que homens usam o sistema operacional DOS. Uma linha de comando por vez. As mulheres rodam em Windows. São multitarefa: escrevem um texto, enquanto ouvem música e ainda navegam na internet.

Mas não é tudo. As mulheres conseguem manter toda essa atividade por horas, sem demonstrar cansaço ou desânimo, mesmo quando demoram a encontrar algo que lhes interesse. Experimentam, trocam o tamanho, a cor, o modelo, incansáveis na busca da imagem ideal. São a determinação em sua forma mais bela. E quando encontram uma roupa que lhes agrade? Pensa que acabou o trabalho? Engano seu, meu caro homem. Só uma mulher é capaz de realizar o perfeito escrutínio de uma peça de roupa. Nada escapa ao olhar clínico e detalhista delas. Fios puxados, zíperes emperrados, costuras tortas, estampas borradas e mais um sem número de imperfeições possíveis como em qualquer linha de montagem. Elas detectam com destreza e tratam de procurar uma que possa receber o seu tão sonhado selo de qualidade.

Agora me diga você, meu caro colega de testosterona, qual de nós seria capaz de realizar algo semelhante? Qual de nós teve paciência de escolher uma simples calça jeans em mais do que duas lojas, experimentar mais de três peças de roupa, ou ter percebido que aquela camisa tinha uma mancha no punho. Se você é homem e hetero, provavelmente nunca fez nada disso. Muito menos levou mais do que 30 minutos pra escolher fosse qual tipo de roupa precisasse.

Pra você que torce o nariz, pra você que bufa, bate o pezinho, cruza os braços ou larga ela na Renner e corre até a praça de alimentação pra encher a pança, ou qualquer outra coisa que não acompanhá-la de forma sorridente e participando de cada escolha, deixa eu te contar um segredinho.

Elas dizem que fazem isso por elas (assim como a depilação, as unhas e todo o resto) e isso é verdade, mas não é toda a verdade. Você também tem “culpa” nisso tudo. Porque também é pra você que ela se cuida, se enfeita e se preocupa tanto com a aparência. Então experimente, pelo menos por uma vez, ficar ao lado dela. Opine em cada peça. Elogie quando gostar e sugira outra coisa quando não estiver do seu agrado. Mostre interesse por essa parte tão importante e deliciosa do mundinho dela. E durante tudo isso, observe-a com atenção e tente perceber tudo o que descrevi aqui. Aposto que você também vai se divertir.

6 comentários:

Ana Lúcia Prôa disse...

Perfeita sacação do universo feminino. Gostaria muito que meu marido lesse esse texto e passasse a agir tal qual vc aconselhou no último parágrafo. Mas, em shopping, ele só vai mesmo ao cinema (nem a praça de alimentação ele curte).

Amei o texto. Parabéns!!!!!!!

Unknown disse...

Não sabia que você era um escritor, tão bom, assim!! Apesar de, já ter lido um outro texto seu mas, como já lhe falei, várias vezes, esta é, definitivamente, a sua primeira encarnação como homem pois, nenhum homem poderia definir tão bem a mulher de hoje,” multitarefa que roda em windows” .
Você, com certeza, é o sonho dourado das namoradas, noivas e esposas desses homens que operam em “DOS”. (risos)
Deixo, aqui, uma sugestão. Por que você não cria um site de autoajuda para esses homens?? Porém, na verdade estaria, mesmo, é prestando um favor a todo o universo feminino pois, como você descreveu, brilhantemente, no último parágrafo . “...Porque também é pra você que ela se cuida...”
Quando será a noite de autógrafos? Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

cassialimaretou.zip.net disse...

Ahhh eu querooow um F desse assim pra mim...Tem clone?? rsrsrs. Adorei o texto, o carinho debulhado em letras...bom ver vc assim apaixonado...MAravilha!

Unknown disse...

Muito bom Freire...Agora eu vou te confessar um segredinho...rs!
Fazemos isso tão automaticamente, e sinceramente? Nem eu, que me senti totalmente inserida no seu texto, não conseguiria descrever em palavras essa satisfação toda, se um dia resolvesse fazê-lo!!rsrs

Muito bom mesmo!

Anônimo disse...

Aproveito o espaço para agradecer todos os momentos em que você esta ao meu lado comprando roupas e sapatos, sempre paciente, e ensinando ao nosso filho como deve ser um homem de verdade...
Companheiro, participativo, observador e presente.. Essas são algumas de suas qualidades... As outras não posso contar em público..rsrsrrs Bjs !!!!! Cabeluda

Anônimo disse...

Todas jah falaram o que precisava ser dito aq..eu ainda tenho outro detalhe...depois de dessa viagem as lojas...ainda muitas vezes volto pra casa sem comprar nada e marido bufando atras...nem ligo, que nem eu digo foi atras pk kis....suhaushas.
Outro homem igual a vc Fer...naum existe, a anonima ai deu sorte de ter encontrado vc no caminho dela...ou foi vc que deu sorte heim?
uhsuahsuahsuhauhsa.
Continue assim....pk nós mulheres...adoramossss....bjus!!!