quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alimentando a Alma



Nesses tempos de mensalões e explosões de violência seja em São Paulo ou na Palestina, é raro nos deparamos com boas notícias. E quando digo boas, me refiro especificamente àquelas notícias que renovam as nossas esperanças de vivermos um dia num mundo melhor.

Pois ultimamente tenho vivido momentos que alimentam essa minha esperança em doses generosas. Por razões profissionais, semanalmente passo algumas horas na companhia de pessoas que escolheram o caminho menos óbvio em suas profissões. Optaram pelo difícil, pelo complicado. Por algum motivo não explicado, este pequeno grupo de dezoito pessoas decidiu que o básico, o usual, o corriqueiro não lhes bastava.

Estou me referindo à equipe de profissionais do PNE Sports, projeto administrado pelo Instituto IDEAS, em parceria com a Universidade Castelo Branco e o patrocínio da Petrobras. Em sua terceira edição, o projeto atende atualmente 82 pessoas especiais utilizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento, superação e integração de crianças, adolescentes e adultos com patologias como síndrome de down, autismo e até paralisia cerebral.

São professores de educação física, pedagogos, psicóloga e assistentes sociais que resolveram mudar o pequeno espaço em volta deles. E com isso realizam grandes transformações na vida de outras pessoas. Sou testemunha do quanto este pequeno grupo é capaz de mudar a realidade justamente daqueles que são os mais esquecidos. E posso afirmar com toda certeza: tentar incluir aqueles que são diária e sistematicamente excluídos desde que o mundo é mundo é tarefa hercúlea.

Só o fato de existir pessoas assim já faz com que a esperança seja renovada. A cada visita que faço ao projeto, sou alimentado com essa sensação. Não raro tenho que segurar as lágrimas, disfarçar e voltar a me concentrar no meu trabalho administrativo. Mas invariavelmente saio de lá com duas certezas: a coisa não está perdida e eu sou muito, mas muito abençoado pelo que tenho. Voltando de lá fica impossível me aborrecer com o trânsito, com a van que me fechou, com a grana que tá curta ou com a tosse que já me acompanha há uma semana. Tudo fica menor depois do que estes 18 profissionais gentilmente “esfregam” na minha cara.

Este texto é dedicado a vocês: Carla Beatriz, Catula, Elaine, Evaldo, Fernando, Lauro, Luciana, Luene Regina, Márcio, Mary Lucy, Michele, Odinei, Priscila, Ricardo, Roberto Charles, Rosana e Sheila. Obrigado a cada um de vocês por terem escolhido o caminho mais incomum. Quando a maioria seguiu pela estrada já asfaltada, vocês preferiram seguir pelo mato. E munidos de um pequeno canivete. Talvez sejam loucos, mas são sempre os doidos que mudam as coisas.

Vocês me lembram da antropóloga americana Margaret Mead, com quem vocês têm muito em comum. Afinal ela também era professora e, assim como vocês, concentrou seus estudos nos problemas das crianças e suas personalidades. Disse ela:


“Nunca duvide de que um pequeno grupo de pessoas profundamente comprometidas pode mudar o mundo; na verdade é a única coisa que pode mudá-lo”. 

Não se esqueçam disso, nunca.
Porque especiais são vocês.


5 comentários:

Unknown disse...

É amigo!!

É por isso que agradeço a Deus poder ter você trabalhando comigo todos os dias e mais ainda, ter você como amigo.
Você sabe que sou sua fã incondicional e concordo com tudo que você colocou.
Mais um texto bem escrito e sensível, como você. Mas acho que você ficou devendo uma homenagem aos pais/mães e responsáveis que também nos ensinam muito com seus sorrisos, bom humor e que ainda acham de nos agradecer pelo que fazemos por seus filhos, quando na verdade nós é que temos de agradecer por tanta coragem, amor, dedicação e lição de vida que eles nos dão.
Fica a dica!!! rsrsrsrsr

Unknown disse...

Maria de Fátima Almeida

Catula Maia disse...

Me emocionei com as suas palavras... Sinal de que você está em sintonia com toda a emoção que sentimos todos os dias quando acordamos para ir trabalhar. Que bom que você hoje faz parte disso, pois com certeza estamos nessa juntos... Temos apensas que agradecer a Deus por ter nos dado a oportunidade e a serenidade para fazer essa escolha, pois com toda certeza temos muito mais a ganhar do que a oferecer.
Um abraço, Catula

Fernando Freire Jr. disse...

Você está absolutamente certa, Fátima. Os pais certamente também nos ensinam muito. A ponto de me questionar se eu teria essa força se no lugar deles estivesse. E eles igualmente merecem um texto exclusivo falando desse exemplo incrível de vida.
Mas o texto do PNE nasceu da frase final em aspas, que li num livro que o Lauro me emprestou. Dali veio a inspiração pra todo o resto e por isso eu ter focado tanto na equipe e no trabalho. A intenção era mostrar que existe gente, ainda que seja minoria, que se preocupa em mudar as coisas pra melhor. Graças a Deus!

Unknown disse...

Já me tornei fã do blog, escreva mais vezes. Um abraço!!