terça-feira, 13 de maio de 2008

Sobre Lágrimas e Margarinas

Seguindo a linha "confessional" deste blog, depois de abrir para todos que eu adoro novela e big brother, fui um desertor e não voto há anos, deu vontade de contar mais uma. Eu choro em cinema. E atire a primeira pedra aquele que nunca disfarçou e usou de todos os artifícios possíveis para tentar esconder aquela lágrima que insistia em pular justo quando você estava com a namorada, mãe, irmã ou amigo do lado.

Eu mesmo era craque em disfarçar. Até uma certa idade eu não me permitia chorar, muito menos em público! Desviava o olhar, pensava em coisa engraçadas, fazia alguma piada inoportuna, qualquer coisa que fizesse aquela porcaria de lágrima secar. Só que um dia eu cansei. Não lembro exatamente quando foi que tomei essa decisão, mas a minha primeira lembrança de ter deixado as lágrimas rolarem foi assistindo Ghost com uma namorada, num cinema em Brasília. Só no cinema eu assisti este filme 6 vezes. Nós íamos só para chorar. Era só a moedinha subir pela porta que as lágrimas brotavam. Tenho o DVD e até hoje funciona assim.
De lá pra cá eu perdi a vergonha e expandi meus horizontes lacrimosos. Passei a chorar vendo filme na TV, depois desisti de prender as lágrimas assitindo Arquivo Confidencial no Faustão e cheguei num estágio quase terminal, quando choro vendo qualquer quadro onde o Luciano Huck ajuda alguém, seja consertando casas, carros ou dando dinheiro. E dependendo do dia e do estado de espírito, choro até com comercial de margarina... Você sabe, aquele que tem a família toda reunida à mesa, torradas, suco de laranja. Piegas no talo.

Com o tempo eu descobri que, pelo menos em mim, o choro tem o mesmo efeito libertador do riso, só que em alguns casos com a polaridade oposta. Assim como a gargalhada libera uma emoção gostosa, uma energia que não se consegue prender e que pode até contagiar quem está perto, as lágrimas também são o produto de uma emoção maior que você e que certamente precisa ser liberada. E quer saber? Depois que eu passei a aceitar este fato passei a me sentir muito melhor. É claro que aqui e ali sempre haverá alguém para fazer uma piada, mas não é nada que realmente incomode. Na verdade o número de pessoas que você atrai para o choro é maior do que aquele que você repele. Muitas vezes eu comecei a chorar e a pessoa que estava perto de mim acabava liberando a sua emoção também, certamente cansada que estava de segurar as lágrimas com todos aqueles subterfúgios que eu bem conheço.

Como em geral eu explico de onde veio a inspiração para o que eu escrevo, aqui vai: ontem eu assisti um filme romântico com e, é claro, eu chorei. Estando numa fase completamente apaixonado, assistindo ao filme de mão dada... Era inevitável. Na verdade eu teria chorado mesmo que estivesse assistindo Rocky. Tá bom, tá bom, eu confesso: eu choro quando assisto Rocky. Mas só se for o primeiro, o terceiro, o quarto ou o sexto. E eu aceito as piadas. Fui!

2 comentários:

Ana Lúcia Prôa disse...

Fernando, vc é um barato!!!! Além de mais um texto ótimo, escreveu o que todo homem deveria, mas não tem coragem. Meu marido é igualzinho a vc. Ou melhor, é pior! Porque, ACREDITE SE QUISER, já chorou vendo BRANCA DE NEVE com a nossa filha mais velha! Pô, fala sério! Branca de Neve????? Aí já é demais!

Eu e ele formamos um belo casal nesse quesito: a gente chora mesmo, diante da telinha e da telona! (E tb diante de um bom livro!) Ele chega a soluçar. Eu, dependendo do filme, tb soluço, rsrsrsrs! (Um dos que solucei foi "A Escolha de Sofia". Já viu? Como eu já tinha duas filhas qd vi pela primeira vez (e última, pq não quero sofrer de novo...), quase tive uma crise no momento em que a Sofia precisa fazer sua escolha: entregar para os nazistas a filha ou o filho... DE AMARGAR! Me coloquei no lugar dela e fiquei mal quase uma semana, kkkkkkk!

Mas, tudo bem, sou mulher. A sociedade aceita que eu chore. Por isso que adoro homens sensíveis, que choram sem medo de críticas. Meu marido é assim! Fico feliz em saber que vc tb é, pq sua "nova" namorada merece! (Espero que ela seja sua namorada pela vida inteira! No sentido mais pleno da palavra 'namorada' - aquele em que, mesmo após anos e anos de convivência, continua despertando o carinho e a cumplicidade da época do namoro.)

Beijos grandes!

Helena Vox disse...

a verdade é q todo homem é chorao. isso desde que sao crianças, é só reparar. a questao é que nem todos tem coragem de admitir e por isso sempre achei o maximo q vc assumisse plenamente o teu status chorao. continue assim! bjocas