quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente

Longe de mim querer bancar o "ecochato" retornando a este assunto aqui no blog, mas hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e queria deixar uma sugestão de como dar uma "forcinha" pra salvar a humanidade. É uma dica relativamente simples e que nasceu de uma simples observação no meu cotidiano.

Rotineiramente eu chego no trabalho e passo na padaria pra comprar algo para o café da manhã, sigo para a farmácia onde a Coca-Cola é muito mais barata, faço o mesmo na hora do almoço e ainda visito as Lojas Americanas à tarde pra comprar algum chocolate. Em cada um desses lugares eu recebo invariavelmente uma sacola plástica com o produto comprado. Por menor que seja a barrinha de chocolate, eu recebo uma enorme sacola plástica que, como toda criança sabe, é derivada do petróleo, leva centenas de anos para desaparecer, blá-blá-blá...

Qual a minha sugestão? Pegar o aquilo que você acabou de adquirir e colocar na sua bolsa, mochila ou similar diretamente, sem pegar o saco plástico. As vezes é uma coisa tão pequena que cabe no bolso. Quem sabe você não vai consumir assim que sair da loja e vai dispensar o saco na lixeira mais próxima em poucos segundos. E mesmo que você tenha que carregar nas mãos, as vezes é por uma distância curta, como da padaria ao escritório e suas mãos certamente não cairão se você carregar um pacote ou dois por um quarteirão.

Você não precisa ser um "ecochato" radical, não precisa levantar bandeiras nem fazer discursos. As sacolas do supermercado, por exemplo, são bem-vindas. Até porque a maioria das pessoas as reutiliza como sacos de lixo, poupando o uso e a produção de mais plástico. Recusando as sacolas avulsas que recebemos todos os dias você já estará poupando em muito o meio ambiente. Eu fiz as contas aqui e fiquei impressionado. Ao longo de uma semana eu deixei de adquirir mais de 30 sacolas plásticas que eram absolutamente desnecessárias. Mais de 1500 por ano que eu deixarei de despejar pelo mundo. E isso é a economia de apenas uma pessoa!

E sabe o que é mais legal nessa história toda? Esse tipo de atitude contagia. Experimentei isso ontem em dois lugares - na farmácia e nas Lojas Americanas. Eu recusei a sacola, disse que levaria na mão, dei um sorriso e falei "O planeta agradece." A reação das pessoas nas duas vezes foi de apoio imediato. Na farmácia, a senhora atrás de mim disse que também não precisaria da dela. Ou seja, boas ações, sorrisos, gentilezas e outras coisas legais são sempre contagiosas. Você se sente bem e passa isso adiante. Experimente. Eu recomendo e a humanidade agradece.

2 comentários:

Elizabeth disse...

Parabéns,pelo trabalho a favor da natureza,isso mostra que vc foi muito bem educado.Mamãe agradece.

Ana Lúcia Prôa disse...

Já venho fazendo isso!!!!! Às vezes vou num lugar onde compro algo que me dá uma sacola, daí nos outros lugares aproveito esta mesma sacola para colocar os novos produtos que vou comprando. É muito válido!!!! Vou caprichar ainda mais nessa 'vigilância saudável' agora que li seu excelente post. Vc não é ecochato, não! Vc é ECOMANEIRÍSSIMO!

Agora, só um comentário a mais: como é bom ser magro, né? Coca-cola no café da manhã e no almoço e, de tarde, uma barra de chocolate. QUE INVEJA, KKKK!

Beijos!