terça-feira, 2 de setembro de 2008

Confusicons

Há dez anos eu conheci o maravilhoso mundo da internet. Lembro até hoje dos meus primeiros contatos com a grande rede. Com a dica de um amigo mais experiente eu criei uma conta de e-mail no IG, instalei o ICQ e freqüentava assiduamente o mIRC – canais de bate-papo internacionais derivados das jurássicas BBSs. Os três existem até hoje, embora o ICQ tenha sido desbancado há muito por outros comunicadores instantâneos. Hoje a estrela do ramo é o Live Messenger da não menos famosa Microsoft.

O MSN foi, pouco a pouco, adicionando recursos e aplicativos compatíveis, se integrando a outros programas e logo superou seu antecessor. E uma das grandes estrelas do MSN é a infinita possibilidade de criar seus próprios emoticons. Para quem não sabe (embora certamente os use), emoticon é a junção das palavras emotion e icon. Nada mais do que um ícone que represente uma emoção. Inicialmente eles eram criados utilizando-se sinais gráficos da escrita comum, como pontos, vírgulas, parênteses e colchetes. Algo do tipo :) significava uma carinha feliz e era um modo bastante eficaz de criar entonação num simples texto digitado. Genial, não acham?

Só que os anos se passaram e o MSN passou a permitir a inserção de ícones de verdade no lugar de sinais gráficos. Os pontos e vírgulas se transformaram em carinhas, mais ou menos como estas aqui ao lado. Logo em seguida essas carinhas ganharam tamanho e cor e não demorou muito para que elas ficassem animadas a partir do uso de imagens no formato GIF. Foi aí que a coisa começou a complicar. Porque todo mundo passou a criar seus desenhos e, mais do que tudo, copiar aqueles que lhes eram enviados durante as conversas.

Hoje todo mundo tem dezenas deles guardados em seus computadores. Só que a infinita criatividade do internauta para criá-los esbarra na estupidez humana na hora de definir que combinação de teclas fará brotar o desenho na tela. O que muitas vezes gera textos incompreensíveis num primeiro olhar. O mais comum deles é o caso da palavra “Não”. Normalmente representada por uma carinha fofa balançando a cabeça negativamente. O cidadão digita “não” e lá está a carinha sendo enviada automaticamente. O problema é quando o internauta resolve escrever outra palavra terminada em “não”. Impossível entender palavras como “anão” e “senão” sem ter que parar pra analisar com cuidado.

E há outras situações que podem ser extremamente embaraçosas. Conversar com a sua avó (sim, eu conheço muitas avós internautas) para explicar que “a disputa por uma vaga no vestibular está difícil” pode complicar sua vida quando no lugar da palavra “disputa” aparecer algo como “dis – e o desenho de uma sirigaita exibindo os peitos”.

Mas em matéria de freqüência na hora de causar confusão nada supera a interjeição “oi”. Os desenhos utilizados para representá-la variam de simples carinhas acenando até letras piscando no limite da epilepsia. Como o ditongo “oi” é bastante freqüente na língua portuguesa, uma frase simples como “comi oito biscoitos atrás da moita” pode se transformar numa explosão de cores e desenhos na sua tela.
Este fenômeno reflete o que talvez seja a principal característica da internet. Tudo aquilo que é muito legal acaba sendo utilizado demais e deturpado ao longo do tempo. E não raramente o que era muito legal passa a se tornar um problema. Quer exemplos além dos emoticons do MSN? Posso dar vários. Entrar para comunidades do Orkut era uma forma legal de encontrar pessoas que gostassem das mesmas coisas que nós. Hoje há comunidade para as coisas mais inúteis e bizarras e o lixo ali produzido é absurdo. A linguagem JAVA é outro exemplo. Inicialmente desenvolvida para reduzir o tamanho e tornar mais versáteis as animações em páginas da internet hoje é usada de forma tão exagerada que muitos sites feitos exclusivamente nesta linguagem ficaram pesados e poluídos visualmente, aumentando seu tempo de carregamento e espantando muitos usuários.

Por outro lado, o próprio tempo se encarrega de “limpar” estes exageros e tudo acha seu lugar certo e seu limite. Mas enquanto esse dia não chega, que tal dar uma revisada na sua lista de emoticons? Sua lista de contatos agradecerá!

3 comentários:

Ana Lúcia Prôa disse...

Amei!!!!!!! Um texto superjornalístico (descritivo) e opinativo (argumentativo). Sua mãe vai ficar orgulhosa qd ler, kkkkk! De fato, vc seria um grande jornalista. Ou comentarista da Globo, desbancando o Jabor!

PARABÉNS!

Korpus Academia disse...

Mto legal o post... acho q muita gente deve achar o mesmo. Até mais kra!!!

Helena Vox disse...

Olha, vou mandar esse texto pra TODOS meus contatos no MSN! Às vezes sao tantos emoticons juntos, tantos bonequinhos acenando ao mesmo tempo que nem consigo entender a mensagem. Vou acabar tendo um ataque epiléptico qualquer dia destes,hahaha! Bjocas